quinta-feira, 8 de abril de 2010

SIMULADO MODELO CESPE

Meus queridos segue o simulado modelo cespe que havia prometido a vocês, estudem leiam e releiam. O gabrito será dado durante as minhas aulas, por uma questão de segurança.

As relações entre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente, que se destacam na agenda de governos e organismos internacionais, têm sido objeto de diversas iniciativas no plano multilateral nas últimas décadas. A respeito desse tema, julgue C ou E.

1. O Protocolo de Quioto fixou as metas de redução de emissão de gases que provocam o efeito estufa, a serem cumpridas pelos países industrializados em 5,2% a partir da verificação do ano de 1990 de forma compulsória para os que ratificaram o acordo.
2. Os EUA na Era Obama declarou recentemente no encontro da COP-15 na Dinamarca que seu país ratificará o Protocolo de Quioto, contrariando assim a posição de seu antecessor.
3. A comunidade internacional, de forma geral, considerou satisfatórios os resultados da COP 15 (15.ª
Conferência das Partes da Convenção das Mudanças Climáticas), realizada em Copenhague, em dezembro de 2009. O

4. Brasil teve participação de destaque na COP 15, onde negociou ativamente o Acordo de Copenhague e defendeu a constituição de fundo para se financiarem, em países pobres, com recursos canalizados por meio de organismos multilaterais, inclusive do sistema das Nações Unidas, ações em que se empreguem tecnologias concernentes ao aquecimento global.

5. O Brasil foi para a COP-15 com duas propostas: redução de 36,1% a 38,9% dos GEE e de 80% do desmatamento amazônico até 2020.

Texto 1. Em maio de 2008, foi realizada, em Brasília, a Reunião Extraordinária de Cúpula de Chefes de Estado e de Governo que resultou na criação da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL).

Texto 2. O Brasil considera prioritários a estabilidade política e o fortalecimento institucional da integração na América do Sul.

Sobre esses temas, julgue C ou E.

6. Um dos objetivos da UNASUL é apoiar a implantação de infraestrutura física regional que permita a intensificação dos fluxos de comércio, o aprimoramento de prestação de serviços e a redução dos tempos e do custo do trânsito de bens, pessoas e serviços entre os países-membros.

7. A UNASUL tem como prioridade eliminar as assimetrias existentes na região, contribuindo, inclusive, para que os países-membros passem a estabelecer com o Brasil um comércio superavitário.

8. Após a aprovação, pelo Senado Federal, em dezembro de 2009, do protocolo de adesão da Venezuela ao MERCOSUL, resta apenas a ratificação por parte do Paraguai para que o processo de incorporação do país seja aceito em definitivo.

9. A polêmica questão da instalação de bases norte-americanas na Colômbia tem sido discutida na América do Sul como um caso de soberania interna deste país, não causando assim grandes contrariedades com outros governos da região.

10. Tendo como parâmetro as FARC e ELN grupos que atuam na Colômbia, podemos afirmar que o Brasil tem como política reconhecer como terrorista qualquer organização que seja assim considerada por países com os quais o nosso país mantém relações diplomáticas.


Os atuais acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC), resultantes da Rodada Uruguai de Negociações Multilaterais de Comércio (1986-1994), estabelecem regras para os mais diversos aspectos do comércio internacional, expandindo, claramente, o escopo temático da “época GATT”. Acerca do arcabouço normativo criado e de seus possíveis impactos, assinale a opção correta.

11. De maneira geral temos a oposição entre os países centrais e os periféricos em torno de questões como protecionismo não tarifário e lei de propriedade intelectual.

12. Os países em desenvolvimento exigem abertura no setor de agropecuária e de produtos industrializados de baixa tecnologia, onde são competitivos


Acerca da atual crise econômica internacional, julgue C ou E.

13. Além de envolver grandes bancos e o sistema financeiro internacional, a crise atual tem sido considerada uma crise de paradigmas, em particular da certeza de que os mercados podem autorregular-se e recuperar o equilíbrio automaticamente, dispensando a intervenção do Estado.

14. Como membro do G-20, o Brasil insistiu na necessidade de se prover a economia mundial com créditos para o desenvolvimento, incrementar a regulação financeira, desenvolver políticas anticíclicas e combater os paraísos fiscais.


Em algum momento, daqui a um ou dois anos, uma mulher vai dar à luz na favela de Ajengunle, em Lagos, na Nigéria; um rapaz fugirá de sua aldeia, no oeste de Java, para as luzes brilhantes de Jacarta ou um fazendeiro partirá com a família empobrecida para um dos inumeráveis pueblos jovenes de Lima. O fato exato não importa e passará totalmente despercebido. Ainda assim, representará um divisor de águas na história humana, comparável ao Neolítico ou às revoluções industriais. Pela primeira vez, a população urbana da Terra será mais numerosa do que a rural.
Mike Davis. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006, p. 13.

A partir desse texto e no que concerne à dinâmica de urbanização observada, no mundo, nas últimas décadas, julgue C ou E.

15. O êxodo rural deriva-se de dois fatores principais repulsão do campo (mecanização, concentração fundiária, etc.) e de atração das cidades (emprego, acesso a bens de consumo, etc.).
16. Nos países pobres, a migração para as cidades deve-se à grande oferta de empregos formais em indústrias realocadas pelo processo de globalização, evidência de que o setor secundário da economia rapidamente suplanta, nos países de intensa migração interna, os setores primário e terciário.


Bons estudos e até a aprovação.

2 comentários:

  1. Olá Prof Leonardo, boa noite!!
    Meu nome é Ana Paula, sou de Pau dos Ferros e estou para prestar o concurso da UERN (já trabalho na UERN no CAMEAM). Jeová, um de seus alunos ai de Mossoró, me repassou o endereço do blog e fiquei bastante interessada pelas questões. Gostaria de responder aos simulados e, se possível, gostaria que me enviasse o gabarito. Pode ser??
    Meu e-mail é: anafederal@hotmail.com
    Agradeço desde já...parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir