sexta-feira, 17 de julho de 2009

Empresas adotam o conceito Brics para crescer

Empresas adotam o conceito Brics para crescer
Publicada em 04/07/2009 às 18h53mO GloboOs Brics - grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China - entraram definitivamente na agenda do mundo corporativo. Companhias globais promovem encontros entre os dirigentes das quatro nações, cuja sigla, criada em 2001 pelo banco americano Goldman Sachs, resume o maior poder dos principais países emergentes. Para aproveitar esse crescimento, mostra reportagem de Bruno Rosa, publicada na edição deste domingo do GLOBO, a estratégia inclui seminários sobre o tema e planos para a criação de vice-presidência mundial de Brics.
Companhias como Nivea, Bunge, Orange, Siemens e IBM, todas de tecnologia, além da Yahoo!, promovem os encontros com frequencia. Nas reuniões, os quatro países traçam o perfil de seus consumidores e alinham estratégicas conjuntas para impulsionar seus mercados. Muitas das vezes, a fórmula bem-sucedida do Brasil é replicada em uma das três nações e vice-versa. A iniciativa já entrou na pauta dos governos: há mais de três semanas, os presidentes se reuniram em Ekaterinburgo, na Rússia, por dois dias. Na Rússia, que contou com a participação dos presidentes, entre eles, Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, ficou acertada a criação do Conselho Empresarial dos Brics. Entre as corporações privadas, as alternativas também estão adiantadas.
Na gigante alemã Nivea, já foram três reuniões, sempre anuais: em Moscou, em Pequim e em São Paulo. Segundo Nicolas Fischer, presidente da empresa no Brasil, o tema principal dos encontros é o consumidor. O objetivo, diz, é desenvolver os negócios nas nações. O resultado? Em três anos, a importância dos Brics no faturamento global pulou de 7% para 11%.
- Uma das discussões é o ponto-de-venda. Na Europa, um varejista consegue ter uma boa cobertura. Mas, entre os Brics, há muitas pequenas empresas. Assim, conseguimos trocar experiências para aumentar a presença no país - diz Fischer.

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