quinta-feira, 8 de abril de 2010

SIMULADO

1.Com o fim da Guerra Fria e com o avanço do processo de globalização, um conjunto de transformações vem ocorrendo nas estruturas de poder mundial. Como reflexo desse processo, algumas organizações internacionais criadas no pós-guerra, como a ONU, o FMI e o BIRD, vêm perdendo importância, enquanto outras parecem adquirir maior peso na definição das grandes questões mundiais, como o G-8, o G-20, a OMC e a OCDE. Sobre essas novas organizações, é INCORRETA a seguinte opção.

a) O G-8 é o grupo formado pelas sete economias mais ricas do mundo desenvolvido: Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Canadá, acrescido da Rússia. Teve um papel importante na discussão de medidas para o enfrentamento da recente crise econômica mundial.
b) O G-20 é o grupo das nações mais pobres do mundo, que exibem os piores indicadores econômicos e sociais. Tem tido um papel fundamental no debate de temas como o endividamento externo, a concentração mundial da riqueza e a fome.
c) A OMC (Organização Mundial do Comércio), formada por cerca de 150 nações, tem tido um papel fundamental na supervisão dos acordos comerciais, na defesa do livre-comércio e na mediação de conflitos comerciais entre os países signatários.
d) A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), é formada por 30 países membros, responsáveis por mais da metade da economia mundial. Busca promover políticas que assegurem o crescimento econômico, a melhoria da qualidade de vida nos países membros e a liberalização do comércio.

2. “O real, implantado como a parte mais importante do Plano Real, faz hoje 15 anos. No dia 1º de julho de 1994 o país começou o uso, em substituição ao cruzeiro real, no que foi na época a maior troca de moeda em circulação da história - depois suplantada pela implantação do euro, em 2002.”
SALLES, Ygor. Folha On Line, 1/7/2009. Disponível em: . Acesso em 16 set. 2009.
Considerando-se a implantação do Plano Real, é correto afirmar que a(o)
a) política emissionista desvalorizou a moeda em médio prazo.
b) abertura ao capital especulativo estimulou o setor produtivo.
c) aumento das taxas de juros valorizou a moeda em relação ao dólar.
d) estímulo ao desequilíbrio fiscal contribuiu para a superação do déficit público.
e) investimento em programas sociais aumentou o poder aquisitivo das classes C e D

3. Sobre o conflito geopolítico no Afeganistão, afirma-se que:
I- mantém relação com a instabilidade regional e com a ordem global.
II- reprime padrões de interações locais e disputas tribais.
III- utiliza aspectos não bélicos de guerra como estratégias psicológicas e religião.
IV- atenua a globalização do crime por meio do tráfico de drogas, mercadorias e pessoas.
V- dificulta o desenvolvimento de medidas para estreitar laços econômicos e comerciais.
VI- congrega forças centrípetas advindas da ausência de autoridade central internacional.
Estão corretas apenas as alternativas

a) I, II, IV.
b) I, III e V.
c) II, III e VI
d) II, IV e V.
e) I, V e VI.

4. Um comunicado, em novembro do ano passado da Petrobrás afirma que Tupi no Pré-Sal tem reservas gigantes, o que fez com que os olhos do mundo se voltassem para o Brasil e ampliassem o debate acerca da camada pré-sal. À época do anúncio, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) chegou a dizer que o Brasil tem condições de se tornar exportador de petróleo com esse óleo. Para termos de comparação, as reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil ficaram em 13,920 bilhões (barris de óleo equivalente) em 2007, segundo o critério adotado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Ou seja, se a nova estimativa estiver correta, Tupi tem potencial para até dobrar o volume de óleo e gás que poderá ser extraído do subsolo brasileiro.



I. O governo propõe um novo marco regulatório para o pré-sal, tornando a Petrobrás a única operadora a ser contratada.
II. O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo.
III. A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros abaixo do leito do mar e engloba as bacias sedimentares do Espírito Santo, Campos e Santos.
IV. Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, que é considerado o principal, o de Guará, o de Bem- Te-Vi, o de Carioca, o de Júpiter e o de Iara.

a) todas as assertivas estão corretas.
b) apenas as assertivas i, ii e iii estão corretas.
c) apenas a assertiva i está correta.
d) apenas as assertivas i e ii estão corretas.
e) apenas a assertiva iii está correta.

5. “A Organização Mundial da Saúde advertiu para um aumento no número de casos da chamada gripe suína quando o inverno voltar ao hemisfério norte, no final do ano, e exortou a sociedade civil e organizações não-governamentais a ajudarem os governos a conter a pandemia com redes de informações e campanhas educativas” (Folha de S.Paulo, 22 de agosto de 2009, p. C5).
Considerando o fragmento acima e seus conhecimentos a respeito do assunto, marque a alternativa incorreta:
a) A chamada gripe suína é doença típica de acometimento intenso apenas nos países pobres, tendo como causa principal as péssimas condições sanitárias.
b) Embora possa ocorrer em qualquer época do ano, a gripe suína é mais comum no inverno. Como o inverno no hemisfério norte só chega no final do ano, justifica-se o alerta da Organização Mundial da Saúde.
c) Pandemia significa epidemia generalizada, podendo ocorrer em diversos países ao mesmo tempo.
d) A gripe suína tem transmissão virótica e em 2009 atingiu grande número de pessoas no México e EUA
e) No Brasil em 2010 inicia-se ampla campanha de vacinação dos grupos mais acometidos e/ou mais sujeitos a contaminação pelos H1N1.

6. No plano da política internacional, o ano de 2009 foi marcado pelos protestos, na República Islâmica do Irã, de manifestantes contrários ao resultado da eleição que reconduziu ao cargo o atual presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, numa votação que eles alegam ter sido fraudada. Sobre esse importante país asiático, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Constitui-se num Estado teocrático desde a Revolução Islâmica de 1979, quando foi derrubado o governo pró-Ocidente.
b) Atualmente possui um dos governos mais alinhados à política antiamericana e anti-israelense no mundo.
c) No cenário energético mundial, destaca-se como grande produtor e exportador de petróleo.
d) Na busca de influência geopolítica entre os países árabes, apoiou à vitoriosa vitoriosas independência do Estado Palestino contra Israel
e) O sistema político do país permite eleições diretas, mas assegura participação efetiva dos clérigos nas decisões tomadas nas diversas esferas do Estado.

7. Em 2010 a África do Sul sediará a Copa de Mundo de Futebol, a primeira a ocorrer em continente africano, numa decorrência direta do processo de globalização. Tal evento marcará decisivamente o destino daquele país, reconhecido como um território de rica diversidade linguística e cultural, mas com uma história de exploração e domínio, que repercute nos seus índices de contaminação por AIDS, por exemplo.
Sobre as consequências que a Copa do Mundo acarretará para a história da África do Sul, pode-se afirmar:
(A) aumentará as exportações de diamantes, dilapidados em pequenas unidades familiares na região de Kimberley, produzindo recursos que serão direcionados para a melhoria das condições de saúde da população, confirmando o ditado popular “o diamante é vida”.
(B) representará um grande incentivo à indústria do turismo desse país, cujo crescimento é, em parte, consequência do fim do sistema de apartheid e ainda apresenta dificuldades com relação aos processos de acumulação de riqueza e às desigualdades sociais.
(C) marcará a consolidação do processo de emancipação do país, iniciado, entre os anos de 1994 e 1999, por Nelson Mandela, que por sua origem inglesa foi o responsável pela divulgação dos ideais europeus de harmonia entre as raças.
(D) legitimará a chamada Lei da Terra (Natives Land Acts) de 1913, pela qual os negros adquiriram a condição de acesso sobre 7,5% das terras da África do Sul, incluindo os territórios tribais e os direitos dos negros de terem assento no Parlamento.
(E) eliminará as chamadas fronteiras étnicas − um dos mais graves problemas do continente africano – que tiveram como resultado um dos mais trágicos conflitos étnicos ocorridos nos anos 1990 na região de Biafra, África do Sul.

2 comentários: