quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Os antecedentes remetem para o inicio da década de 1990, quando o Brasil após um fracassado plano de contenção inflacionária (Plano Collor), se vê diante de um dos piores cenários econômico-politico da chamada Nova República: inflação galopante (2.734% em 1993), Presidente que recebe o impedimento, Infraestrutura deteriorada e por parcos investimentos, perda de credibilidade externa devido ao ?calote? da década de 1980, descontrole dos gastos públicos, etc.
Nesse contexto assume Itamar Franco (recentemente falecido) e em seu governo, tendo FHC como ministro da economia foi formulado o Plano Real:
- Criação da nova moeda
- Desindexação econômica
- Mudança do papel do Estado: de produtor para regulador
- ?âncoras? macroeconômicas: aumento da reserva cambial, LRF, metas de inflação, superávit primário, ?autonomia? para BC, entre outros.
Com o avanço Institucional e econômico o país passa pelo Governo Lula, que mantém as bases macroeconômicas formuladas pelo governo anterior e avança com medidas sociais:
- Aumento de 64% do Salário Mínimo acima da inflação
- Criação dos programas sociais: PROUNI, Minha Casa, minha vida; Luz para todos, etc.
Ou seja, foi exatamente a combinação de manutenção de políticas de estabilização, somadas a medidas de combate a desigualdade social e ainda a modernização econômico-institucional que deu ao nosso país a situação em que hora se encontra.
Obviamente não significa que tudo foi feito ou que a situação se aproxima dos países europeus. Ainda temos casos aviltantes de corrupção, forte desigualdade social, atraso educacional, carga tributária excessiva, etc.
Contudo percebemos claramente o avanço desde o longínquo ano de 1994. Resta-nos uma pergunta: qual o papel do Brasil como 6ª maior economia?
Sem duvida passa por uma maior participação e, portanto, responsabilidade juntos aos organismos multilaterais: FMI, BIRD, OMC, OIT, FAO, ONU, etc., além de ter um papel na diplomacia internacional e em torno de assuntos ligados ao meio ambiente, que alias terá o Brasil como anfitrião em 2012 com a Conferencia da ONU sobre Meio Ambiente ? Rio + 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário