sábado, 30 de janeiro de 2010

1. Em julho de 2008, o governo dos Estados Unidos reativou a Quarta Frota do Atlântico, desativada desde 1950. Segundo o embaixador norte-americano no Brasil, Clifford Sobel, a reativação deveu-se a motivos humanitários e ao combate ao narcotráfico. No entanto, setores da sociedade e do governo manifestaram consternação com a medida. (Folha de S. Paulo)



Dentre as alternativas aquela que representa uma "consternação", mencionada no texto, é:
a) A argumentação norte-americana não se justifica, pois a região não apresenta problemas com o narcotráfico.
b) A Quarta Frota instalou-se na vertente ocidental da América e, se o motivo da reativação fosse o narcotráfico, deveria posicionar-se na porção oriental.
c) A coincidência entre a reativação e a descoberta de petróleo na Bacia de Santos merece atenção, uma vez que os Estados Unidos não reconhecem as 200 milhas das águas territoriais brasileiras.
d) O real motivo da reativação da Quarta Frota vincula-se muito mais à África que à América do Sul, pois os Estados Unidos estão interessados em recuperar sua influência no Sudão, rico em petróleo e sob influência chinesa.
e) A polarização entre Venezuela e Colômbia, assim como o ressurgimento recente das Farc, motivou a presença norte-americana no Atlântico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário