sábado, 30 de janeiro de 2010

4. Em relação às características e efeitos do atual processo de globalização da economia, é correto afirmar que:

I.A globalização é um processo econômico que, progressivamente, tem levado à homogeneização do espaço geográfico na escala mundial, resultando no fim das diferenças regionais.
II. Embora o desenvolvimento da globalização da economia ocorra através do avanço tecnológico e informacional, grande parcela da humanidade não tem acesso a esses avanços técnicos, e grande parte dos países da periferia ainda apresenta uma produção com baixos níveis tecnológicos.
III. A globalização da economia tem através do livre mercado extinguir práticas de formação de grandes oligopólios, monopólios e ações cartelizadas de grupos econômicos.

a)Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b)Somente a afirmativa II está correta.
c)Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d)Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e)Todas as afirmativas estão corretas.

Comentário: A globalização é um processo de aumento das trocas em escala global, facilitada por meios de comunicação e transporte cada vez mais eficientes que encurtam distâncias. De maneira geral, possui três grandes vertentes: a cultural, com forte influência estadunidense na música, cinema, língua, hábitos alimentares, etc.; a política com a tendência a formação de organismos multilaterais (FMI, ONU, OMC, OIT, BID, BIRD, etc.); e a econômica com a tendência a fortalecimento das transnacionais, fusões e aquisições (Casas Bahia-Pão de Açúcar, JBS-Friboi, Santander-ABN-AMRO Real, ITAU-UNIBANCO, etc.), constituindo uma fase monopolística da economia (monopólios, oligopólios e cartéis), temos ainda a desconcentração espacial das atividades econômicas para a periferia capitalista (dos países centrais para a China, Brasil, etc. e da área central brasileira para as regiões tradicionalmente menos industrializadas como o NE, CO ou N). Mas a globalização ocorre em paralelo com seu oposto: a fragmentação! Que é exatamente o processo de desagregação presente em conflitos étnicos, religiosos, territoriais, etc., tais como: Tibete, Palestina, País Basco, Ruanda, etc. Ocorre ainda que a globalização não é um “tsunami” que atinge a todos de maneira indistinta, temos os incluídos, mas também os excluídos (via de regra por fatores econômicos e/ou tecnológicos) e os auto-excluídos (por fatores religiosos e/ou políticos).

Gabarito B

Nenhum comentário:

Postar um comentário