sábado, 30 de janeiro de 2010

5. Com a intenção de reduzir as emissões de CO2 na atmosfera após a assinatura do Protocolo de Kyoto, os países da União Européia buscam alternativas para a geração de energia. Com relação às diferentes formas de geração de energia elétrica, baseado na afirmativa acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que:
a) a energia elétrica das usinas termoelétricas a gás natural é considerada como uma energia “limpa”, uma vez que não gera CO2 na atmosfera.
b) a energia nuclear se apresenta como uma importante opção de geração de energia elétrica, que, apesar de produzir o lixo radioativo, não gera emissão de CO2 na atmosfera.
c) as hidrelétricas são a melhor alternativa para geração de energia, pois não produzem CO2 e nem geram impactos ao meio ambiente.
d) as usinas termoelétricas que utilizam o carvão mineral são a melhor opção, tendo em vista o seu baixo preço e pequeno percentual de poluição ao meio ambiente.
e) O protocolo limita o controle da emissão de GEE (gases de efeito estufa) aos países subdesenvolvidos

Comentário: Podemos classificar as fontes energéticas em dois grandes grupos: renováveis (e mais limpos) e não renováveis (e menos limpos). Vamos às renováveis:
• Hidroeletricidade - renovável e menos poluente, porem com impactos sócio ambientes importantes tais como: deslocamento populacional, alteração do modo de vida local, inundação de sítios arqueológicos, alteração de cursos d’água, alteração da vida aquática, exalação de gás metano pela decomposição do material orgânico inundado (GEE)
• Eólica, Solar, Maremotriz, Geotérmica: energias experimentais com baixa geração de energia e com alguns impactos, tais como poluição visual.
• Biomassa: lenha libera CO2 na atmosfera e deve ser abandonada; Etanol e Biodiesel são alternativas reais e interessantes para substituir parcialmente o uso de combustíveis fósseis; lembrando apenas que desde seus processo produtivo ocorre a liberação de GEE (gases de efeito estufa), portanto o impacto para o aquecimento global não é nulo.
Não renováveis:
• Hidrocarbonetos fósseis: Petróleo (altamente plástico – variada utilização), carvão mineral e Gás natural – altamente poluentes (CO2 e gás metano)
• Termoelétricas – Utilizam basicamente hidrocarbonetos fósseis e mesmo que utilizem bagaço de cana, não possuem emissão baixa de GEE
• Termonucleares – Utilizam tório, bário ou urânio para geração de energia, cujo emissão é de somente vapor d’água (em quantidade insuficiente para agravar o efeito estufa) e, portanto vem sendo considerado com ambientalmente mais sustentável. Problemas: lixo nuclear e risco de vazamento.

Gabarito B

Nenhum comentário:

Postar um comentário